Início / Agência marítima da ONU anuncia evacuação de 11 …

Agência marítima da ONU anuncia evacuação de 11 mil marinheiros em Ormuz

23 de Junho de 2026, 15:38 0 visualizações

Embarcações no Estreito de Ormuz , vistas de Musandam, Omã, 15 de junho de 2026 REUTERS/Stringer A Organização Marítima Internacional da ONU disse nesta terça-feira (23) que começará a evacuar mais de 11.000 marinheiros que estão retidos no Golfo Pérsico por conta da guerra entre EUA e Irã. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp "Esta operação de grande escala será realizada em estreita cooperação com o Irã, Omã, todos os demais Estados costeiros da região, os Estados Unidos e a indústria marítima. Garantimos as condições de segurança necessárias e verificamos minuciosamente as condições para uma navegação segura a fim de apoiar essas operações", disse o secretário-geral da IMO, Arsenio Dominguez, em comunicado. O plano foi anunciado cerca de uma semana após os EUA e o Irã terem assinado um acordo de paz provisório na guerra no Oriente Médio, que marcou o fim dos combates após pouco mais de três meses. Agora no g1 Disputa por Ormuz O Irã afirmou nesta terça-feira (23) que apenas um certo número de embarcações por dia está autorizado a passar pelo Estreito de Ormuz, e que essa quantidade deve variar diariamente de acordo com as condições na região. A informação, veiculada pela agência estatal iraniana Tasnim com uma autoridade militar, adiciona uma nova camada à reabertura de Ormuz, determinada pelo acordo de paz assinado entre EUA e Irã na semana passada —o documento, no entanto, não citava tal limitação. O Irã não mencionou uma quantidade estimada de navios permitidos a passar pelo local. EUA e Irã também travam uma disputa sobre quem controlará o estreito no pós-guerra e outras questões, como a possível cobrança de taxas feita por Teerã. Na segunda, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que Ormuz estava "totalmente aberto", já o Irã tem ameaçado fechar novamente o estreito por conta de ataques de Israel no Líbano. Por enquanto, sites de monitoramento de tráfego marítimo registraram na segunda-feira o tráfego mais intenso por Ormuz desde o início da guerra no Oriente Médio: pelo menos 35 navios comerciais passaram pela região. Nesta terça-feira, Trump disse que 19 milhões de barris de petróleo passaram por Ormuz na segunda, o que chamou de um "recorde histórico". O Irã e o Omã afirmaram nesta terça que vão estudar uma futura administração conjunta de Ormuz, com a cobrança de custos pelos serviços prestados. Com a declaração conjunta, os dois países insistiram na soberania sobre a via marítima no Oriente Médio.
Tags: #G1

Veja Também

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.