Ancelotti fala sobre retorno de Neymar contra a Escócia: “Se não jogar, ajuda com experiência”
Após mais de três horas de atraso no voo da seleção brasileira saindo da Filadélfia, a delegação chegou a Miami na noite desta terça-feira (23). De lá, Carlo Ancelotti seguiu direto para a coletiva de imprensa. Antes cotado para falar com os jornalistas, Matheus Cunha acabou não participando da entrevista.
Ancelotti iniciou a coletiva avaliando positivamente a atuação do Brasil na vitória sobre o Haiti, por 3 a 0, na última sexta-feira (19). Segundo o treinador, a equipe mostrou evolução e deve manter a mesma proposta de jogo diante da Escócia.
“Nossa estratégia será a mesma do jogo contra o Haiti: controlar o jogo, com qualidade no meio-campo, boas saídas de bola e efetividade na finalização. Temos que ter intensidade com a bola e evitar erros”, disse.
O italiano acrescentou que vê a seleção melhorando a cada treinamento e acredita que o grupo está cada vez mais confortável com as ideias implementadas pela comissão técnica.
Quando questionado sobre o impacto da lesão de Raphinha, que deixou a última partida e teve constatada uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita, Ancelotti demonstrou confiança nas opções do elenco. Para ele, o Brasil tem jogadores capazes de desempenhar diferentes funções e suprir a ausência do atacante.
“Rayan, quando entrou, fez um bom jogo. Ele tem muito potencial. Tenho outros jogadores que podem ser adaptados, mas, se precisarmos de amplitude pela direita, Rayan pode fazer isso”,apontou.
O treinador também aproveitou para elogiar Matheus Cunha, um dos destaques da equipe contra o Haiti: “Cunha também acertou muito no último jogo. Temos muito potencial pela frente e temos que aproveitar.”
Ao analisar o próximo adversário, Ancelotti previu um confronto complicado. Na avaliação dele, a Escócia “é uma equipe forte fisicamente. Tem uma estratégia clara e organizada. Jogam no 4-4-2, com boa bola longa e cruzamentos. Temos que controlar o jogo nesse aspecto.”
Mas o assunto que mais despertou interesse dos jornalistas foi Neymar. Perguntado sobre a possibilidade de o camisa 10 voltar a atuar, Ancelotti garantiu que o atacante está recuperado e à disposição.

“Neymar está disponível. Treinou bem durante a semana, se preparou bem para o jogo. Estamos muito felizes que ele está de volta. Com a qualidade dele, pode ajudar o time”
O técnico também fez questão de elogiar a postura do jogador durante o período de recuperação: “A atitude de Neymar nesses dias foi muito boa. Ele conhece muito bem os companheiros. Trabalhou bem, com seriedade, tentando se recuperar o mais cedo possível. Estou muito feliz com ele. Se não jogar, ajuda com experiência, com conhecimento. Está muito bem.”
Já na reta final da coletiva, o técnico voltou a destacar a evolução da equipe e afirmou que a comissão técnica está concentrada em encontrar a melhor formação possível para o confronto.
“Não pensamos em outra coisa que não seja fazer um bom jogo e montar a melhor escalação possível. Temos experiência, qualidade, temos pernas para jogar. Tenho que usar os jogadores mais adaptados para diferentes formações. Estamos prontos para o jogo”, disse.
Por fim, Ancelotti foi questionado sobre Endrick. Depois de já ter pedido paciência com o jovem atacante em outras entrevistas, o treinador afirmou que ele está preparado para ser titular ou entrar em qualquer momento da partida.”Endrick pode jogar todos os jogos, em qualquer momento. Ele tem capacidade”, frisou.
Ao encerrar o assunto, brincou sobre a expectativa da torcida para ver Neymar e Endrick em ação: “A torcida empurra muito o Endrick, mas amanhã temos também Neymar. Vão apoiar Neymar ou Endrick? Acho que vão apoiar os dois.”