Início / Comitiva do governo federal visita cidades do Su…

Comitiva do governo federal visita cidades do Sul de Minas para debater exploração de terras raras

25 de Junho de 2026, 17:39 0 visualizações

Uma comitiva formada por representantes do governo federal cumpre, entre esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), uma série de encontros em Poços de Caldas e municípios da região para discutir os impactos e o futuro da exploração de terras raras no Sul de Minas. 📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram As reuniões envolvem agentes políticos, moradores e empresas interessadas na atividade. Na tarde desta quinta, parte da comitiva participa de um encontro fechado na Prefeitura de Poços de Caldas, com representantes do município e também da cidade vizinha de Caldas. 🔎 Terras raras são minerais estratégicos usados em tecnologias como carros elétricos, turbinas eólicas, celulares e equipamentos de defesa. Carbonato de terras raras produzido pela mineradora Viridis, em Poços de Caldas, MG Fabiana Assis/g1 Mais cedo, o primeiro compromisso foi realizado no campus do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), em Poços de Caldas, onde os integrantes receberam um dossiê elaborado por entidades da sociedade civil com sugestões e demandas sobre a implantação da nova atividade na região. “Essa é uma demanda que nós temos feito já há dois anos e meio. Que o governo federal venha para cá, conheça a nossa realidade, a nossa economia, a nossa cultura, a nossa população e entenda o que está em jogo de maneira aprofundada a respeito desses projetos de mineração de terras raras. Então é algo de fundamental importância que coloca a nossa agenda para dentro do coração do governo federal”, afirmou o presidente da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, Daniel Tygel. A agenda também inclui discussões sobre pesquisa e desenvolvimento ligados ao tema. O IF Sul de Minas, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), já apresentou ao Ministério da Ciência e Tecnologia uma proposta para criar um centro de pesquisas em terras raras no Parque Tecnológico da instituição. Leia também: 'É uma mina no quintal': terras raras a 300 m de casas dividem opinião de moradores no Sul de MG Entre o passado nuclear e as terras raras: cidade do Sul de Minas vive novo ciclo mineral 40 anos depois Amostra de argila com compostos de terras raras retiradas na caldeira vulcânica de Poços de Caldas, MG Viridis/Divulgação “Há duas semanas atrás, a gente teve uma agenda bastante produtiva com a ministra de Ciência e Tecnologia, a Luciana Santos, com o objetivo de a gente poder ter a criação de um centro de pesquisas em terras raras, em Poços de Caldas, com financiamento via FINEP, uma encomenda ministerial. Desde essa conversa, nós temos, então, trabalhado na documentação". "A contribuição da academia é fundamental no sentido de trazer luz e conhecimento a uma temática de interesse mundial, visto que o Planalto da região vulcânica hoje pode corresponder, em menos de dois anos, a 15% das terras raras do planeta”, disse o diretor do IF Sul de Minas, campus Poços de Caldas, Rafael Neves. Parte das reuniões previstas na agenda é restrita, mas também há encontros abertos à população. Nesta quinta-feira, a partir das 17h, a comitiva participa de reunião com moradores na Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, em Poços de Caldas. Terras Raras: representantes do Governo Federal visitam região de Poços de Caldas Na sexta-feira (26), os encontros continuam em Caldas, pela manhã, e em Andradas, no fim da tarde, também com participação de moradores, dando sequência ao diálogo sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos da exploração de terras raras no Planalto de Poços de Caldas. Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Tags: #G1

Veja Também

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.