Início / Como a TV Globo ‘ajudou’ a criar a CazéTV, hoje …

Como a TV Globo ‘ajudou’ a criar a CazéTV, hoje sua algoz na Copa

23 de Junho de 2026, 10:00 0 visualizações
Como a TV Globo ‘ajudou’ a criar a CazéTV, hoje sua algoz na Copa

Ainda durante a pandemia de Covid, visando a um corte geral de gastos com as coberturas esportivas, a TV Globo tomou uma decisão que, naquele momento, parecia a mais correta. Para sanar suas contas, precisou abrir mão de contratos milionários com organizações que detêm direitos sobre alguns esportes. Entre esses contratos revistos, havia a exclusividade da próxima Copa do Mundo, a de 2026.

Ao abrir mão dos direitos digitais do Mundial, deixou brecha para outros, ainda que em seu horizonte parecesse improvável que algum nome nacional pudesse arcar com aqueles altos custos. Eis que surge a Livemode, empresa que já negociava patrocínios para a Fifa, que viu uma brecha com um produto seu recém-criado e que estava em estágio inicial de expansão: a CazéTV. A  Livemode então comprou esses direitos da Copa do Mundo 2026 e colocou tudo de graça no seu canal no Youtube. Para monetizar, cobra valores diversos de marcas para aparecer por ali.

Numa tacada de bons negócios, Casimiro, que vendeu 49% do canal no final de 2025, virou sócio da holding global da Livemode. Ele continua dando seu nome ao canal, ainda que agora o negócio seja dividido. Em paralelo, a TV Globo viu crescer o interesse dos jovens pela transmissão via Youtube. Atrasada no jogo, correu para colocar no ar sua GE TV, uma versão do Globo Esporte, mas “metidinha” a parecer antenada com a linguagem digital tão atrelada aos jovens. Ainda não emplacou. Pelo contrário, coleciona algumas bizarrices que não ajudam em nada a emplacar o produto.

Dizem, inclusive, que a ideia de um canal de transmissão nos moldes do que é hoje a CazéTV chegou a pairar sobre a mesa dos executivas da TV Globo no final da década passada. Acharam um acinte, visto que aquilo não teria a “linguagem do padrão Globo de qualidade”. Deu no que deu.

Agora a bola está dividida. Já há movimentações no mercado para que a emissora volte a comprar os direitos integrais da Copa do Mundo de 2030. Nada foi acertado por enquanto. A Fifa quer começar as negociações assim que cessar o apito da última partida. A CazéTV tem a seu favor todo o movimento e engajamento que passou a promover com suas transmissões nesta Copa. A Globo, por sua vez, tem a seu favor o poder financeiro de uma mídia tradicional, que não quer perder o mando de campo.

Continua após a publicidade

(Agora a coluna GENTE também está no Instagram. Siga o perfil @veja.gente)

Publicidade

Veja Também

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.