Juliano Cazarré se pronuncia sobre ação de ex-babá e nega acusações
Juliano Cazarré quebrou o silêncio sobre o processo trabalhista movido por uma ex-babá que trabalhou em sua casa. Em um vídeo publicado nas redes sociais na noite desta sexta-feira (26/6), o ator negou as acusações feitas pela ex-funcionária e afirmou que ele e a esposa, Leticia Cazarré, têm como comprovar todas as alegações apresentadas na Justiça.
Ver essa foto no Instagram
A ação, divulgada pelo colunista Daniel Nascimento, pede uma indenização de R$ 225.686,20 e aponta supostas irregularidades na relação de trabalho, como jornadas excessivas, pagamento de parte do salário “por fora”, acionamentos durante a madrugada, acúmulo de funções, impedimento de atendimento médico e assédio moral.
Logo no início do pronunciamento, Cazarré afirmou que decidiu se manifestar por não aceitar o que considera uma injustiça.
“Talvez eu não devesse gravar esse vídeo, mas não aguento injustiça e não sou o cara que fica se escondendo. Não tenho nada para esconder. Vou falar sobre esse processo que está rolando de uma ex-babá contra a Letícia e eu. Ela está alegando que trabalhava horas demais, que era acionada de madrugada, que a gente pagava o salário dela por fora da carteira”, disse ele.
Sobre a acusação de que parte do pagamento era feita sem registro, o ator afirmou que a iniciativa teria partido da própria funcionária. Segundo ele, a babá foi contratada com carteira assinada e salário de R$ 5.500, mas, após receber o primeiro contracheque, reclamou dos descontos dos impostos.
“Essa moça chegou em casa bem recomendada e pediu R$ 5.500. A gente aceitou pagar. Ela mora longe do Rio de Janeiro e não poderia ir e voltar todos os dias. O que ficou acordado com ela é que ela trabalharia lá em casa de segunda a quinta-feira. A escala dela era quatro por três. Trabalhava quatro dias, ficava três noites em casa e tinha quatro noites na casa dela com a família. A gente assinou a carteira dela com os R$ 5.500 que ela pediu. Só que, quando chegou o primeiro contracheque dela, ela viu os descontos e falou: ‘Não! Não dá! É muito imposto’. Eu sei que é muito imposto”, contou Cazarré.
Na sequência, Juliano contou que a funcionária teria sugerido uma alternativa para reduzir os descontos.
“Ela falou: ‘Assim não pode ser. Não vou aceitar. Vocês têm que me demitir e pagar o meu salário inteiro por fora durante tantos meses até poder me recontratar e me recontratar pagando menos para eu ter menos desconto e pagando o resto por fora’. A gente não queria fazer isso porque isso nos joga na ilegalidade, mas a gente também não queria perder uma babá, uma pessoa que, enquanto estava trabalhando como babá, trabalhava muito bem. A Letícia estava precisando voltar ao trabalho também. Fizemos o que ela pediu. A forma como ela estava sendo paga foi a forma que ela nos pediu para fazer”.
Acusações sobre jornada de trabalho
O ator também negou que a ex-babá fosse acionada durante a madrugada para cuidar das crianças. Segundo ele, ela dormia em uma suíte localizada na edícula da residência e era responsável apenas pelos cuidados com o filho caçula, Estevão.
“O quarto em que ela ficava era uma suíte que não fica dentro da casa, fica na edícula. Então ela nunca foi acionada de madrugada e nunca ouviu um choro de criança de madrugada. Se o bebê acordar, sou eu que vou no quarto pegar. Ela tinha duas horas de almoço. Parava de trabalhar ao meio-dia e só voltava depois das duas da tarde. E ela só cuidava do bebê, do Estêvão”, disse o ator.
E completou: “Ela ajudava no café da manhã de todo mundo; às 7h da manhã, eu saía de casa com as crianças para o colégio, depois trazia, lá pelas 15h30, eles do colégio. Ela recebia o Gaspar e Madalena lá pelas quatro da tarde com lanchinho, levava por uma hora e meia da praça, depois era voltar da praça, banho, janta, cama e acabou. Então, ela passava o dia inteiro com o Estevão, que é um bebê que não chora, não dá trabalho e come de tudo. Quando ela chegou lá em casa, a gente já tinha ensinado ao Estêvão os horários de dormir. Se você o larga no berço acordado, ele dorme sozinho a noite toda. Já tinha esse horário de sono depois do almoço, que era quando ela tirava as duas horas de descanso”.
Atendimento médico
Outro ponto contestado por Juliano Cazarré foi a alegação de que a ex-funcionária teria sido impedida de procurar atendimento médico após uma reação alérgica. Segundo ele, o casal chegou a oferecer atendimento com uma dentista particular.
“Daí ela fala que a gente a proibiu de procurar atendimento médico e ela teve uma reação alérgica. Na verdade, ela chegou em casa já dizendo que estava com reação alérgica porque tinha ido ao dentista, que estava com dor e precisava sair. A gente falou: ‘Está bom, não vai ficar com dor, traz atestado’. Daí ela trouxe informações desencontradas, que foi na UPA, mas não esperou o atendimento e não pegou o atestado, e podia descontar (do salário)”, detalhou.
Segundo o artista, a situação já havia se repetido outras vezes. “Outras vezes ela já tinha saído por motivos de saúde, não trazia o atestado e falava que podia descontar, mas a gente nunca descontou. Daí a Leticia falou: ‘Se está com problema por causa do dentista, entra em contato com ele’. Ela falou que não tinha como. A Letícia então falou: ‘Amanhã você vai então na nossa dentista’. Ela marcou a consulta, a gente ia pagar. Ela não foi na nossa dentista e mandou mensagem dizendo que tinha encontrado o contato do dentista dela”.
O ator afirmou que esse episódio foi determinante para o desligamento da funcionária. “Foi o suficiente para a Letícia falar: ‘Não precisa mais voltar. A gente não consegue confiar que você vai aparecer aqui na segunda-feira’. Porque isso acontecia várias vezes. Chegava segunda-feira, a gente há vários dias com as crianças, precisando trabalhar, às vezes atrasava…”.
Tentativa de acordo
Ao final do vídeo, Juliano Cazarré negou que a ex-babá tenha sofrido assédio moral e afirmou que ela sempre foi tratada com respeito. Segundo ele, o casal aceitou diversos pedidos feitos pela funcionária durante o período em que trabalhou na residência.
“Ela não trabalhava quando era Carnaval, fim de ano… Tudo o que ela pediu, a gente deu. Pediu adiantamento de férias antes de ter completado um ano de trabalho, a gente deu. Pediu ar-condicionado no quarto, a gente instalou. Foi uma pessoa sempre tratada não só com respeito, mas com cuidado, carinho e atenção. Nunca ninguém dirigiu uma palavra ríspida ou fez um pedido grosseiro. Tudo foi feito do jeito que ela pediu e agora ela vem com esse processo gigante, pedindo mais de R$ 200 mil. Até eu, que sou mais bobo, quero ganhar isso sem trabalhar”, falou.
Por fim, o ator revelou que houve uma tentativa de acordo intermediada pelo Sindicato dos Trabalhadores Domésticos, mas afirmou que a proposta não foi aceita pela ex-funcionária.
“Quando ela foi demitida, ela procurou o sindicato dos trabalhadores domésticos e o sindicato ofereceu um acordo para a gente de R$ 8.500. Ela não quis aceitar esse acordo e fez um barulho tão grande que o sindicato pulou fora. Ela arranjou um advogado e fez esse processo. Eu confio na Justiça e a gente tem como provar tudo o que eu falei aqui”, finalizou ele.



