Lula pede minuto de silêncio por mortos e enviará ministro à Venezuela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, nesta sexta-feira (26/6), um minuto de silêncio pelas vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela, na última quarta-feira (24/6), e determinou que o ministro da Defesa, José Múcio, viaje ao país sul-americano na semana que vem para avaliar o que o governo brasileiro pode fazer para ajudar a popilação venezuelano.
“Eu queria começar essa minha fala pedindo a todos que estão aqui, que, de pé, a gente fizesse um minuto de silêncio pelas 589 pessoas que já morreram na Venezuela, e 2.890 feridos. E queria, José Múcio, determinar que na semana que vem você fosse à Venezuela para discutir o que a nossa Defesa pode fazer de ajuda ao povo da Venezuela”, disse Lula.
A fala foi feita no evento de lançamento e batismo da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí (SC).
Terremotos
Dois terremotos atingiram a Venezuela na quarta-feira (24/6), com magnitudes de 7,2 e 7,5. Até o momento, o governo venezuelano contabilizou 589 mortos e quase 3 mil feridos. Plataformas criadas pela população venezuelana dão conta de cerca de quase 40 mil pessoas desaparecidas.
Na quinta-feira (25/6), Lula conversou com a presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e afirmou que o Brasil enviará “tudo que for necessário” para ajudar a situação venezuelana.
O governo do Brasil vai enviar ajuda humanitária ao país vizinho. Ainda na quarta, o presidente se manifestou nesse sentido.
A Força Aérea Brasileira (FAB) será a responsável pelo transporte, que ocorrerá nesta sexta, partindo de São Paulo.




