Início / Na contramão do país, Nordeste obtém repasse bil…

Na contramão do país, Nordeste obtém repasse bilionário para segurar tarifa de energia

26 de Junho de 2026, 20:23 0 visualizações
Na contramão do país, Nordeste obtém repasse bilionário para segurar tarifa de energia

Em uma articulação política bem-sucedida dos governadores do Nordeste em Brasília, os estados da região asseguraram 5,5 bilhões de reais em royalties de hidrelétricas. A medida vai permitir uma economia de até 5,8% nas contas de luz da população nordestina em 2026.

A negociação do bloco regional junto ao governo federal e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começou em dezembro de 2025. Esse escudo tarifário funcionará como um alívio frente à expectativa de reajuste médio de 8,6% nas faturas dos consumidores do restante do país, o que valoriza os esforços do Nordeste como polo produtor de energia limpa.

O repasse dos recursos será realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em parcelas mensais, com prazo de finalização até janeiro de 2027. A instituição injetará os valores nas contas das distribuidoras que operam na região como a Energisa Sergipe, Equatorial Alagoas, Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern e Neoenergia Pernambuco, com a finalidade de beneficiar exclusivamente os consumidores cativos (residências e pequenos comércios) localizados na área de abrangência da Sudene, autarquia federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Para o governador de Alagoas e presidente do Consórcio Nordeste, Paulo Dantas (MDB), o aporte é um reconhecimento ao protagonismo regional na geração de energia limpa no país: “Estamos agindo unidos para transformar a nossa potência energética em resultado direto na redução das contas de milhares de nordestinos. Esses 5,5 bilhões de reais são fruto de muito diálogo e trabalho técnico para proteger o poder de compra das famílias e garantir a competitividade do nosso setor produtivo”, justifica.

Além do desconto nas contas de energia, a iniciativa resolve uma questão técnica e financeira que costuma encarecer a tarifa no Nordeste, pois o dinheiro dos royalties também será utilizado para ajustar o cálculo de perdas da Aneel, evitando que o custo de operar em regiões com maiores restrições seja repassado diretamente ao cliente final na forma de aumento tarifário.

 

Publicidade

Veja Também

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Os comentários passam por moderação antes de serem publicados.