Prefeitura de Belo Horizonte anuncia novo concurso para médicos
Belo Horizonte – A Prefeitura de BH anunciou neste sábado (27/6) um novo concurso público para médicos. O processo seletivo será destinado ao preenchimento de vagas na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) e terá como uma das etapas a pontuação obtida no Exame Nacional de Residência (Enare). O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).
De acordo com a administração municipal, o edital com a relação de especialidades, número de vagas e demais regras do certame será divulgado ainda em 2026. Esta será a segunda vez que a Prefeitura utiliza o Enare como parte do processo de seleção para médicos. A primeira experiência ocorreu em 2024.
Nesta edição, será considerada a nota obtida pelos candidatos no Enare 2026/2027, além da conclusão do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Metropolitano Odilon Behrens. A medida contempla os médicos das turmas de Residência Médica de 2027, na modalidade de acesso direto, conforme critérios que serão detalhados no edital.
A Prefeitura destaca que a utilização da nota do Enare como etapa do concurso contribui para aproximar a formação médica do ingresso na carreira pública. Além disso, o modelo simplifica a seleção, permitindo que os candidatos aproveitem o desempenho obtido no exame nacional durante o processo seletivo.