Quais serão os próximos adversários do Brasil caso avance na Copa do Mundo?
O Brasil enfrenta a Escócia nesta quarta-feira (24) para garantir uma vaga na fase de mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Com a classificação bem encaminhada, o Brasil busca se classificar na primeira colocação do grupo.
Sendo na primeira, segunda ou terceira colocação, quem o Brasil enfrenta na próxima fase?
No caso da primiera e da segunda colocação, a resposta depende, além da posição da seleção, da classificação do Grupo F, que tem Japão, Países Baixos, Suécia e Tunísia.
Atualmente, a primeira colocação do Grupo F pertence aos Países Baixos, pois, ainda que tenham os mesmos quatro pontos do Japão, levam vantagem no critério de desempate (gols marcados). O Japão ocupa a segunda posição, a Suécia a terceira, e a já eliminada Tunísia fica na lanterna.
Caso passe em primeiro, o Brasil enfrenta o segundo colocado do Grupo F. Caso passe em segundo, enfrenta o primeiro colocado do Grupo F. No momento, as opções são Países Baixos e Japão
O chaveamento para os terceiros colocados funciona de maneira diferente. Os oito melhores terceiros colocados enfrentarão os primeiros colocados dos grupos A, B, D, E, G, I, K e L.
Porém, como a FIFA não quer que um jogo da fase de grupos se repita tão cedo, cada primeiro colocado de um determinado grupo só pode enfrentar o terceiro colocado de determinados outros grupos, de acordo com o panorama geral do chaveamento.
O líder do Grupo E, por exemplo, só pode enfrentar terceiros colocados dos grupos A, B, C, D e F. Com cinco possibilidades para cada seleção e com quatro países deixando o torneio, para um dos primeiros colocados, haverá apenas uma opção. Dali em diante, os confrontos vão se definindo automaticamente.
Caso o Brasil fique na terceira posição do Grupo C, pode ter como adversários os primeiros colocados dos grupos A, E e I. O México já garantiu a primeira colocação do grupo A, enquanto os outros dois ainda não foram definidos.