"Vou continuar chamando de bandido", diz Janones após ação de Flávio
O deputado federal André Janones (Rede-MG) elevou o tom das críticas ao senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e afirmou que pretende ampliar ainda mais os ataques durante o período eleitoral. A declaração do parlamentar mineiro ocorre após Flávio ter apresentado uma queixa-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Janones por injúria, na quinta-feira (25/6).
Em nota divulgada pela assessoria nesta sexta-feira (26/6), Janones disse que só está exercendo a liberdade de expressão e afirmou que continuará tecendo críticas ao senador. “Só estou exercendo minha liberdade de expressão, garantida pela nossa Constituição, pelo STF e pelo meu mandato parlamentar, e “defendida” pelo Flávio”, disse o parlamentar.
“Vou continuar chamando ele de bandido, miliciano e ladrao, pois é o que ele é. E eu ainda nem comecei, to só no esquenta. Quando começar a campanha é que eu vou por pra torar”, completou.
A denúncia de Flávio Bolsonaro ao STF tem como base cinco publicações feitas por Janones nas redes sociais entre março e junho de 2026.
Entre as postagens anexadas ao processo, Janones chama Flávio Bolsonaro de “bandido” em duas ocasiões e utiliza os termos “ladrão”, “vagabundo” e “miliciano” para se referir ao senador. Na mesma postagem, também classifica o grupo político ligado ao parlamentar como “bandidagem” e “quadrilha”.
Janones ainda declarou que pretende retomar discussões sobre o caso Marielle Franco e disse que abordará o que chamou de “envolvimento, até hoje não explicado, da família Bolsonaro” no assassinato da vereadora.
“Inclusive vou trazer a torna o envolvimento , até hoje não explicado, da família Bolsonaro com o assassinato de Marielle Franco. Eles que se preparem pois não tenho medo deles e nem de ninguém.”, finalizou Janones.
Defesa de Flávio diz que Janones extrapolou os limites
Na petição, a defesa de Flávio afirma que as postagens extrapolam os limites da crítica política e contêm ofensas pessoais, expressões injuriosas e um discurso recorrente de ódio.
“Em verdade, o Querelado (Janones) é contumaz na promoção de conteúdos ofensivos para fins de desgaste reputacional, o que reforça o elemento subjetivo de sua conduta, deixando claro que não se trata do regular exercício do mandato, mas sim da utilização das redes sociais com propósito único de atingir a honra do Querelante (Flávio Bolsonaro)”, diz trecho da ação.
Flávio pede R$ 200 mil de indenização
A defesa cita como precedente a condenação do deputado federal Éder Mauro (PL-MT) por difamação contra o ex-deputado Jean Wyllys e sustenta que o caso reforça a necessidade de responsabilização de Janones.
Além da condenação criminal, Flávio pede que André Janones seja condenado ao pagamento de, no mínimo, R$ 200 mil por danos morais.
Os advogados também alegam que as publicações disseminam discurso de ódio e representam risco à integridade física do senador.